PSP identificou professores que vão à marcha - TVI

PSP identificou professores que vão à marcha

  • Portugal Diário
  • 6 mar 2008, 20:10
Manifestação de professores em Faro (LUIS FORRA/LUSA)

Ninguém consegue explicar quem deu a ordem inicial

Relacionados
Dois agentes da PSP de Ourém foram a duas escolas daquela cidade para saber quantos professores vão participar na manifestação de sábado em Lisboa, uma ordem que o Governo Civil de Santarém diz ter partido da direcção nacional da polícia, informa a agência Lusa.

«Eles apresentaram-se na escola para saber qual era a previsão de pessoas que iriam à manifestação nacional», disse uma fonte do Conselho Executivo da Escola Secundária de Ourém.

Professores: retirada ficha de avaliação polémica

Metade dos professores em manif

«Fiquei bastante surpresa mas os agentes (que se apresentaram à civil) alegaram que tinham ordens superiores e que tinha a ver com a concentração de trânsito em Lisboa», acrescentou. Fonte da escola básica 2,3 D. Afonso IV também confirmou a presença dos agentes à paisana, afirmando que estes quiseram saber os «valores percentuais» de professores que iriam à manifestação.

Esta situação surpreendeu o comando distrital da PSP de Santarém que diz não ter dado qualquer ordem neste sentido, pelo que promete abrir um processo de averiguações ao caso. «O comando [distrital] não deu nenhumas orientações nesse sentido. Achamos muito estranho que alguém tenha feito esse tipo de disparate», afirmou Jorge Soares, porta-voz da PSP de Santarém, que inclui o concelho de Ourém.

«Qualquer ordem nesse sentido teria de passar pelo comando e nós não demos qualquer ordem», acrescentou este responsável.

No entanto, fonte do Governo Civil de Santarém garantiu à Agência Lusa que «a ordem emanou da direcção nacional da PSP». A direcção nacional da PSP remeteu para breve um esclarecimento da situação, que foi inicialmente noticiada pela edição online do semanário Sol.
Continue a ler esta notícia

Relacionados