LNEC faz auditoria em hospital de Coimbra - TVI

LNEC faz auditoria em hospital de Coimbra

Hospital

Irregularidades nas obras da nova unidade de saúde pediátrica

Relacionados
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) pediu uma auditoria ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) às obras do novo Hospital Pediátrico de Coimbra, após confirmar diversas irregularidades na construção, disse esta quinta-feira uma fonte daquele instituto público, noticia a Lusa.

A fonte do gabinete de imprensa da ARS-Centro confirmou esta tarde à agência Lusa que foram detectadas «situações incorrectas» na construção das novas instalações daquele hospital, que integra o Centro Hospitalar de Coimbra, com o Hospital dos Covões e a Maternidade Bissaya Barreto.

O jornal «Campeão das Províncias» noticiou que o gestor do gabinete responsável pelo empreendimento no âmbito da Administração Regional de Saúde, António Gomes, acaba de ser substituído por José Varandas. «Informações facultadas à ARS por um fiscal incumbido de acompanhar as obras das futuras instalações do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) são demolidoras», refere o semanário.

O fiscal encontrou na construção «argamassa de que nem o fornecedor dá garantias face à utilização», além de «betonagem feita num dia e descofragem lateral executada no dia seguinte, tijolos de qualidade inferior e aplicados por molhar, uso de pré-aros de portas em madeira alegadamente atingida pelo fogo e supressão de trabalhos com pagamento ao empreiteiro de metade do valor dos mesmos».

Baseando-se em informações da própria ARS, o semanário revela que «o desvio do valor dos encargos em relação ao montante da adjudicação (37,5 milhões de euros) é de «cerca de 18 por cento». Só que a firma contratada para a fiscalização da obra, a Planege - Consultores de Engenharia e Gestão, «aponta para um desvio de 25,3 por cento».
Continue a ler esta notícia

Relacionados