Trabalho de voluntariado no currículo vitae em 2009 - TVI

Trabalho de voluntariado no currículo vitae em 2009

Tribunal de Contas denuncia falhas no IPJ

Novo modelo permitirá ao empregador avaliar características como «capacidade de entrega a uma causa, domínio de línguas, dinâmica e mobilidade» do candidato ao posto de trabalho

Relacionados
O trabalho voluntário vai integrar o novo modelo de currículo vitae na União Europeia, previsto para o início de 2009, para que o empregador avalie as características pessoais do candidato, segundo o Instituto Português da Juventude (IPJ), noticia a agência Lusa.

Na véspera do Dia Internacional do Voluntariado, o IPJ anunciou estar em estudo o novo modelo de currículo, que, além da experiência profissional e habilitações, vai ter uma área para inscrever experiências de voluntariado.

O novo figurino permitirá ao empregador avaliar características como «capacidade de entrega a uma causa, domínio de línguas (se fizer voluntariado no estrangeiro), dinâmica e mobilidade» do candidato ao posto de trabalho.

26 mil jovens em cerca de 800 projectos

Aproveitando o Dia Mundial, o IPJ referiu ainda que desde o início, em 2005, do programa do voluntariado para as florestas foram detectados por jovens voluntários 5.494 deflagrações de incêndios, que foram imediatamente comunicadas à Protecção Civil e aos gabinetes técnicos florestais dos municípios.

Foram também limpos cerca de 18.554 hectares de floresta, traduzindo 17.623 sacos de lixo de 50 litros de resíduos potencialmente inflamáveis.

Estiveram envolvidos 26.141 jovens em cerca de 800 projectos de protecção da floresta.

O IPJ também enumerou os nove mil projectos que envolveram 17.569 jovens dos programas de Ocupação de Tempos Livres, orientados para iniciativas que promovam hábitos de voluntariado.

O Instituto Português da Juventude lembrou, igualmente, parcerias com a Segurança Social, Federações Desportivas, Câmaras Municipais e os campos de trabalho internacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados