Face Oculta: Penedos tentou «favorecer» Godinho - TVI

Face Oculta: Penedos tentou «favorecer» Godinho

Segundo dia do julgamento Face Oculta (Lusa/Paulo Novais)

A denúncia é feita por um engenheiro da REN ouvido como testemunha

Relacionados
Um engenheiro da REN associou esta quinta-feira o ex-presidente da empresa José Penedos a alegadas manobras para «favorecer» o sucateiro Manuel Godinho em trabalhos de remoção de resíduos da Central da Tapada do Outeiro.

Andrade Lopes disse ter ouvido dizer que José Penedos pediu para se contactarem empresas da lista de fornecedores de serviços qualificados, que incluía a O2, do arguido Manuel Godinho.

O engenheiro citou a propósito um contacto feito, «com um ar pesaroso», pelo sua superior hierárquica, Maria José Clara, que também será chamada a testemunhar no processo.

Em causa estava uma remoção de resíduos que antes estaria adjudicada à empresa Caflixa.

Andrade Lopes era o funcionário da gestora da rede elétrica que, em 2009, tinha a seu cargo o caso da central da Tapada do Outeiro e que reportava ao ex-director-geral Vítor Baptista, acusado neste processo por corrupção e participação económica.

O advogado do arguido Paulo Penedos chegou a acusar Andrade Lopes de favorecimento, através de informação privilegiada a Manuel Godinho, aludindo a este engenheiro como alguém que «falta nos autos».

O próprio Paulo Penedos, filho de José Penedos, declarou que Andrade Lopes teria dado informações privilegiadas a Namércio Cunha, braço-direito de Godinho, relacionadas com concursos para a remoção de resíduos da antiga central, apoiando-se em escutas de conversas telefónicas entre os dois, ouvidas na sala de audiências. Namércio Cunha rejeitou.

Andrade Lopes continua a depor na terça-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados