Quadro roubado em Espanha vendido em Londres - TVI

Quadro roubado em Espanha vendido em Londres

Leilão (arquivo)

«La Lamentación», de Ambrosius Benson, foi roubado em 1913 em Nájera

Relacionados
O tríptico «La Lamentación», de Ambrosius Benson, roubado em 1913 em Nájera, Espanha, foi vendido esta quarta-feira por 1,16 milhões de libras (2,29 milhões de dólares) num leilão da Sotheby`s em Londres, escreve a Lusa.

O ministério da Cultura espanhol tinha desenvolvido diligências no sentido de impedir a venda da obra.

O retábulo superou o preço máximo estimado de 800.000 libras (1,5 milhões de dólares). Segundo um porta-voz da leiloeira, não é conhecida a identidade do comprador.

O director-geral das Belas Artes espanhol, José Jiménez, dissera que, se o acordo não fosse possível, o Estado «procuraria adquirir o tríptico em leilão», dado que, tratando-se de uma obra roubada em 1913 e que desde então passou por diversos proprietários, «já não poderia ser recuperada por via judicial ou policial».

Obra de Monet bate recorde mundial

Estado português compra quadro por 210 mil euros

A obra, do século XVI, esteve no mosteiro de Santa Maria La Real de Nájera até ser levada para a igreja da Santa Cruz, na mesma localidade. Foi neste templo que, na Páscoa de 1913, ocorreu o roubo.

Segundo a Sotheby`s, trata-se de uma das obras completas mais importantes de Ambrosius Benson e é praticamente a única do pintor na mão de privados.

Em 1913, o roubo do tríptico foi denunciado pelo académico Constantino Garrán e pouco depois pelo jornal ABC.

Em 1969, um cidadão espanhol descobriu a pintura em poder do antiquário parisiense Dario Boccara. Na altura, um norte-americano e o governo belga mostraram-se interessados em adquiri-la, o mesmo acontecendo da parte do governo espanhol.
Continue a ler esta notícia

Relacionados