Demissão no Laboratório Investigação Veterinária - TVI

Demissão no Laboratório Investigação Veterinária

  • Portugal Diário
  • 20 dez 2006, 18:25

Directora contra a reestruturação nos organismos do ministério da Agricultura

Relacionados
A directora do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, Maria Inácia Corrêa de Sá, entregou a demissão ao ministro Jaime Silva devido à reestruturação aprovada para os organismos do ministério da Agricultura, apurou o PortugalDiário junto de fonte do ministério.

Segundo o Expresso, citado pela Lusa, a demissão da directora surgiu na sequência de «contactos telefónicos feitos por responsáveis do Ministério da Agricultura dando como iminente o encerramento das actuais instalações em Lisboa e a transferência de meios e pessoal para Vairão, Vila do Conde».

Ao PortugalDiário fonte do ministério adiantou que «todos os cargos dirigentes dos organismos caiem automaticamente com aprovação das novas leis orgânicas». Isto é, a perda do cargo já estava prevista, mas a responsável antecipou-se. A reestruturação do ministério foi aprovada no último Conselho de Ministros e deverá entrar em vigor em Fevereiro do próximo ano.

A mesma fonte adianta que só a directora entregou a demissão, já que é o único membro na direcção do Laboratório.

O ministério esclarece ainda que a reestruturação do Laboratório será «progressiva» e a transferência de meios apenas ocorrerá ao nível da direcção e não nos serviços, que vão manter-se em Lisboa.

O Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV), localizado em Benfica, desenvolve investigação na saúde animal e está acreditado internacionalmente para o diagnóstico da raiva ou da peripneumonia contagiosa dos bovinos.

É ainda da responsabilidade do LNIV a realização das análises aos animais suspeitos no âmbito da vigilância da gripe aviaria, monitorizar a febre catarral dos ovinos (doença da língua azul) e coordenar o plano nacional de controlo de resíduos de medicamentos veterinários.
Continue a ler esta notícia

Relacionados