«Os combates à corrupção falham todos» - TVI

«Os combates à corrupção falham todos»

Marinho Pinto

Marinho Pinto recorda que «sempre disse» que a corrupção é um problema sério em Portugal

Relacionados
O bastonário da Ordem dos Advogados lembrou, esta segunda-feira, que «sempre disse» que a corrupção é um problema sério em Portugal e não se mostrou surpreendido por nos casos de alegada corrupção ultimamente divulgados aparecerem pessoas ligadas a empresas públicas.

«Não fico surpreendido com nada que acontece na Justiça em Portugal», disse Marinho Pinto, citado pela Lusa, quando confrontado com o facto de responsáveis de empresas públicas serem arguidos ou estarem referenciados em processos relacionados com corrupção, como acontece na investigação «Face Oculta».

Questionado sobre se a corrupção é um problema sério em Portugal, António Marinho Pinto foi peremptório: «Sempre o disse.»

Instado a pronunciar-se sobre o que eventualmente tem falhado no combate à corrupção, o bastonário dos advogados referiu que «ainda não é altura de fazer esse balanço», mas observou que «os combates à corrupção, se é que tem havido verdadeiros combates à corrupção, falham todos».

Relativamente a haver advogados constituídos arguidos no processo «Face Oculta», Marinho Pinto disse não fazer qualquer juízo sobre tal questão, por não dispor de elementos, sublinhando, porém, que em todas as actividades há quem dignifique e quem não dignifique a profissão.

«A esmagadora maioria dos advogados dignifica a profissão», acrescentou, reiterando que «sem advogados é que não há Justiça».

O bastonário falava no final da sessão de lançamento, em Lisboa, do livro «Extraordinárias Aventuras da Justiça Portuguesa», da jornalista Sofia Pinto Coelho, da SIC, em que esteve também presente o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, entre outras figuras do sistema judiciário.
Continue a ler esta notícia

Relacionados