PJ desmantela esquema de burla em Aveiro - TVI

PJ desmantela esquema de burla em Aveiro

Polícia Judiciária (Arquivo)

Casal aliciava as vítimas para que subscrevessem hipotéticos títulos de investimento em Moçambique

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, desmontou um esquema de burla com pretensos investimentos em Moçambique, em que terão sido lesadas, pelo menos, 50 pessoas, anunciou esta quinta-feira aquela polícia.

Segundo a PJ, um casal aliciava as vítimas para que subscrevessem hipotéticos títulos de investimento, de uma empresa situada em Moçambique, a qual investiria em várias áreas no desenvolvimento daquele país africano.

O homem e a mulher, identificados e constituídos arguidos, garantiam aos «investidores» que as operações correspondiam a aplicações legais, de confiança e com plena garantia de retorno, a taxas de juros que poderiam variar entre os seis e os dez por cento ao mês.

A Judiciária conseguiu detectar já cerca de 50 vítimas lesadas por esse esquema, em cerca de 800 mil euros.

Os dois foram constituídos arguidos pela presumível autoria de crimes de burla qualificada, determinando a sua apresentação às autoridades judiciárias para aplicação de medidas de coacção consideradas como adequadas.

A PJ apreendeu-lhes diverso material informático (computadores portáteis, scanner e impressoras) onde seriam feitos e impressos os «títulos» subscritos pelos investidores e, ainda, centenas de exemplares de «títulos», prontos a serem transaccionados.

Os arguidos, residentes em Aveiro, cinquentenários e sem ocupação profissional, não têm antecedentes criminais conhecidos.
Continue a ler esta notícia