Portugal na vanguarda da Ciência - TVI

Portugal na vanguarda da Ciência

A nanotecnologia representa o futuro e vai «implantar-se» em Braga

A nanotecnologia representa o futuro, remete-nos para um mundo que sabemos que será diferente, mais avançado, onde tudo será investigado e aplicado em dimensões hiper-reduzidas (1 nanómetro é 1 milionésimo do milímetro). E esta tecnologia vai «implantar-se» em Portugal, mais propriamente em Braga. Isto representa um feito. Para além disso, o futuro Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia resulta de uma parceria estratégica entre Portugal e Espanha. Isto representa outro feito.

Mas há mais: pela aposta «gigante» na ciência e na investigação científica, uma área em que Portugal tem dado cartas (principalmente na área do cancro); pelo facto deste ministro da Ciência (e do seu congénere espanhol também) ter visão estratégica e apostar na área que vai revolucionar este século, mas também por não se ficar por este rectângulo, porque a ciência não é propriedade de ninguém e tem caminhos mundiais; e finalmente porque este laboratório pretende contratar os melhores investigadores do mundo (terá 200 cientistas) e competir a nível internacional, o PortugalDiário aplaude esta iniciativa.

Este laboratório, tal como a nanotecnologia, resulta de gente com visão. A nanotecnologia, refira-se a título de curiosidade, foi «prevista» em 1959 quando o nobel da Física, tocador de bongo e abridor de cofres nas horas vagas, Richard P. Feynman, tentou explicar numa conferência que, no futuro, nem tudo seria ditado por uma escala de dimensões humanas, haveria outras mais pequenas.

Hoje, elas existem e permitem pequenos milagres. Principalmente na área da medicina. Leia aqui

algumas das potencialidades da nanotecnologia.
Continue a ler esta notícia