Se é obeso e quer emagrecer... coma mais proteínas - TVI

Se é obeso e quer emagrecer... coma mais proteínas

Gordos (Reuters)

Estudo europeu conclui que recomendações oficiais para prevenir a doença são insuficientes

Relacionados
Um estudo realizado em oito países europeus concluiu que as recomendações oficiais sobre nutrição para prevenir a obesidade são insuficientes. O estudo divulgado pela Universidade de Copenhaga defende a redução do consumo de pão e arroz brancos.

De acordo com o estudo publicado no New England Journal of Medicine, e citado pela Lusa, a melhor maneira de prevenir ou combater a obesidade é seguir uma dieta rica em proteínas com mais carnes magras, lacticínios com baixo teor de gordura e legumes.

O estudo defende que se deve reduzir o consumo de amidos refinados, como o pão e o arroz brancos. O estudo observa que as recomendações oficiais actuais sobre nutrição não são suficientes para prevenir a obesidade.

A investigação reúne os resultados do maior estudo do mundo sobre dieta, a saber, o projecto Diógenes (Dieta, Obesidade e Genes), realizado desde 2005 em oito países. O estudo foi financiado pela União Europeia e gerido pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

«A nossa investigação documenta que, se as autoridades querem prevenir a obesidade, devem recomendar à população para comer mais proteínas», diz Thomas Meinert Larsen, um dos coordenadores do projecto.

Larsen salientou também a importância de ingerir vegetais e frutas ricos em fibras, como maçãs e peras, em vez de bananas e kiwis.

O estudo incluiu 772 famílias, abrangendo 938 adultos e 827 crianças.
Continue a ler esta notícia

Relacionados