Portugal é o país da UE com mais diabetes - TVI

Portugal é o país da UE com mais diabetes

Diabetes

Quase 10 por cento da população sofre da doença

Portugal é o país da União Europeia (UE) com maior prevalência de diabetes, com quase 10 por cento da população a sofrer da doença, segundo um relatório da OCDE hoje divulgado.

No total dos estados-membros da UE a média da diabetes é de 6,4 por cento, quando em Portugal esse valor se situava nos 9,8 por cento em 2011.

A par de Portugal, também o Chipre e a Polónia têm uma prevalência da doença acima dos nove por cento, quando analisada a população adulta, entre os 20 e os 79 anos, no ano de 2011.

Com os melhores resultados surgem a Suécia, Luxemburgo e a Bélgica, todos países com prevalência inferiores a cinco por cento.

O relatório da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico revela que a diabetes foi a principal causa de morte de cerca de 100 mil pessoas só no ano passado nos países da União Europeia.

Aliás, a diabetes é uma das doenças crónicas cuja prevalência tem aumentado ao longo dos últimos anos, acompanhada também por um crescimento da obesidade, que em alguns países duplicou desde 1990.

Tal como a diabetes, a demência e a asma apresentaram a mesma tendência de aumento.

Segundo a OCDE, cerca de seis por cento das pessoas da UE com mais de 60 anos sofriam de demência, com a França, Itália, Espanha, Suécia e Suíça a terem as maiores prevalências: entre os 6,3 e os 6,6 por cento.

Portugal registava em 2009, o ano em que se reportam estas estatísticas, 5,7 por cento de pessoas com mais de 60 anos a sofrer de demência, a par da média da UE.

Numa análise a outros pontos do estado da saúde na União Europeia, o documento da OCDE salienta uma redução do consumo do tabaco e do álcool em muitos países.

Proibição ou limitações à publicidade, restrição de vendas e aumento da tributação são as principais causas apontadas para estes decréscimos de consumo.

Portugal está entre os países que conquistaram uma redução de adultos fumadores, com menos 9,7 por cento entre 2000 e 2010.

Também o consumo de álcool em Portugal caiu na última década, com uma redução de 23 por cento da quantidade de álcool consumida per capita.
Continue a ler esta notícia