Governo vai lançar programa «Escola Voluntária» - TVI

Governo vai lançar programa «Escola Voluntária»

Passos Coelho

Pedro Passos Coelho e vários ministros vão associar-se à iniciativa

Relacionados
O Ministério da Educação lança na quarta-feira o programa «Escola Voluntária», a que se associa o primeiro-ministro, Passos Coelho, vários ministros e secretários de Estado, para incentivar o trabalho em prol da comunidade.

De acordo com a Lusa, o Ministério da Educação explica que a iniciativa destina-se a incentivar a integração da escola na comunidade, promover a iniciação ao voluntariado, valorizar esta atividade

O Ministério da Educação anunciou que será criado o «Selo Escola Voluntária» para distinguir os estabelecimentos de ensino que realizem trabalho voluntário e incentivem os jovens a participar nestas ações.

A Direção Geral da Educação vai disponibilizar um «Mapa do Voluntariado», na Internet, para as escolas divulgarem os projetos e será criado um sistema que centralize a informação dos bancos de voluntariado.

Quinze ministros e secretários de Estado aceitaram o convite para lançar a iniciativa nas suas antigas escolas ou noutra à sua escolha, onde realizam ações de voluntariado, desde palestras a jardinagem, passando pela fotografia.

Alunos e professores poderão aprender um pouco de matérias tão diversas como a elaboração de um orçamento ou a construção de um relógio de sol.

O primeiro-ministro assiste a um ensaio da Orquestra Geração, em que falará sobre história da música, no Agrupamento de Escolas Miguel Torga, na Amadora.

Em Évora, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, dá uma palestra sobre a construção de um relógio de sol, na Escola Secundária André Gouveia.

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, participa numa campanha de consciencialização para a época balnear, na Escola Secundária Rodrigues de Feitas, no Porto.

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, desloca-se à Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, para falar sobre a Justiça e as profissões forenses.

Na Escola Secundária Rainha Dona Amélia, em Lisboa, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, planta uma árvore com os alunos que asseguram a manutenção da horta biológica naquele espaço.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, dá uma palestra sobre liderança, na Escola Secundária Gama Barros, no Cacém.

O titular da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, faz um «workshop» sobre voluntariado na Secundária de Cascais.

O programa conta ainda com as seguintes ações:

«Como se faz um orçamento?», secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, Escola Secundária Dom Pedro V, Lisboa.

«Sessão sobre voluntariado escolar», secretária de Estado do Tesouro e Finanças, Maria Luís Albuquerque, Escola Secundária Padre Alberto Neto, Queluz.

«Portugal no Mundo», secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu.

«Palestra sobre a recuperação do património mobiliário do antigo liceu Rodrigues Lobo», secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria.

«Palestra sobre as questões da Igualdade», secretária de Estado da Igualdade, Teresa Morais, Escola Secundária Rainha Dona Leonor, Lisboa.

«Construção de mural sobre o direito do consumidor», secretário de Estado Adjunto, da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, Escola Secundária Alves Martins, Viseu.

«Manhã de Matemática: Como funciona o Google?», secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró, Escola Secundária José Falcão, Coimbra.

«Workshop de fotografia», secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, Agrupamento Professor Reynaldo dos Santos, Vila Franca de Xira.

«Workshop sobre o tema: 4 razões para seguir Ciências», secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, Agrupamento Vila Nova de Paiva.
Continue a ler esta notícia

Relacionados