Parceria PDiário/RCP: a análise da semana - TVI

Parceria PDiário/RCP: a análise da semana

  • Portugal Diário
  • 26 out 2007, 17:34

Os principais temas em destaque no «Via Porto» do Rádio Clube

Relacionados
Duas sondagens divulgadas esta sexta-feira mostram que o PSD está a crescer nas intenções de voto e Menezes cresce em popularidade perante a queda de Sócrates. Foi por este tema que começou a análise da semana do PortugalDiário no «Via Porto» do Rádio Clube Português, a cargo dos jornalistas Sara Marques e Filipe Caetano.

Clique em audio para ouvir a totalidade do programa.

Segundo o Barómetro da Marktest para o DN e TSF, este é o pior resultado do Governo nos últimos dois anos.

Na análise à semana dia a dia, início na segunda-feira, ainda com os ecos das declarações do Procurador Geral da República. Em entrevista ao semanário Sol, Pinto Monteiro falou sobre as escutas telefónicas, considerando que estão a ser feitas «exageradamente». Revelou, até, suspeitar que ele próprio estava sob escuta. As reacções não se fizeram esperar, como o director da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro.

Ainda na segunda-feira, notícia exclusiva do PortugalDiário, em mais um episódio da saga de Carolina Salgado e Pinto da Costa. Os livros têm dado origem a vários processos e agora Carolina Salgado foi constituída arguida num processo de tráfico de droga.

Na terça-feira, o caos chegou aos aeroportos portugueses na terça-feira, com os pilotos a paralisarem grande parte das ligações realizadas a partir de Portugal para o estrangeiro. A TAP registou dezenas de voos cancelados, o que levou ao desespero de vários passageiros.

Também na terça-feira, o ministério da Educação revelou a análise às notas dos exames do secundário e surgiram os inevitáveis rankings. No geral o panorama é animador e nem as notas de matemática foram tão más como costumam.

Na quarta-feira veio ao Porto a secretária de Estado dos Transportes assegurar que o aeroporto vai ter uma ligação ao TGV. Só falta saber em que moldes isso vai acontecer, referiu Ana Paula Vitorino numa reunião com a Junta Metropolitana.

Também na quarta-feira foi conhecida a sentença no caso da bebé de Monção que morreu vítima de maus-tratos. A mãe foi condenada a sete anos de prisão, mas pode sair mais cedo.

Na quinta-feira chegou a Portugal o presidente russo, Vladimir Putin, para participar na cimeira União Europeia-Rússia, que se realizou em Mafra. Antes, tempo para encontros com Cavaco Silva e José Sócrates, com tempo para ser realçada a relação entre os dois países.

Também na quinta-feira o casal McCann quebrou o silêncio e num entrevista emocionada a uma televisão espanhola disse que acredita que Maddie está viva. Hoje foi divulgado um retrato robot do raptor.

Notas finais

Na recta final da análise da semana, espaço para duas sugestões. A primeira relativa à primeira grande apresentação em Portugal de obras do artista contemporâneo norte-americano Robert Rauschenberg. Para terminar, concerto do brasileiro Seu Jorge este fim-de-semana na Casa da Música, no Porto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados