Guarda e recluso confrontam-se em Coimbra - TVI

Guarda e recluso confrontam-se em Coimbra

  • Portugal Diário
  • 14 fev 2007, 16:07

Preso recusou ordem de superior, guarda ferido recebeu tratamento

Relacionados
Um guarda e um recluso do Estabelecimento Prisional Central de Coimbra confrontaram-se fisicamente, esta quarta-feira, tendo o primeiro recebido tratamento hospitalar, disse à agência Lusa uma fonte da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP). A notícia foi avançada pela agência Lusa.

Um recluso do Estabelecimento Prisional Central de Coimbra (EPCC) alertou a Lusa que «o preso 111 foi hoje violentamente espancado por guardas prisionais».

A DGSP, contactada pela Lusa, desmentiu a situação, dando outra versão, «um preso do EPCC, que se encontra em regime de segurança, tinha em sua posse um conjunto de lâminas de barbear, que não podia ter».

«Foi-lhe solicitado que entregasse as lâminas, o que recusou».

«Foi então necessário o uso de alguma força por parte de um guarda prisional, mas este é que acabou ferido, embora sem gravidade, mas ainda assim teve de receber tratamento hospitalar», acrescentou a fonte da DGSP.

Em Dezembro de 1889 foi construída junto ao Convento de Santa Ana, então fora do perímetro urbano da cidade de Coimbra, a Cadeia Penitenciária local, hoje designada Estabelecimento Prisional Central de Coimbra, com capacidade para 421 reclusos.

Trata-se de um estabelecimento fechado e de construção celular, onde prestam serviço 165 guardas prisionais, segundo a DGSP.

A população prisional do EPCC é maioritariamente constituída por reclusos em cumprimento de penas de longa duração.
Continue a ler esta notícia

Relacionados