Mais 80 polícias no Algarve - TVI

Mais 80 polícias no Algarve

Polícia [arquivo]

Zonas balneares algarvias com mais vigilância a partir desta segunda-feira

Relacionados
Oitenta agentes da Unidade Especial de Polícia patrulham as zonas balneares algarvias a partir desta segunda-feira, primeiro dia de verão, no âmbito da Operação «Verão Seguro», que traz ainda reforço de 15 homens à PSP de Lagos, escreve a Lusa.

Segundo o comandante distrital da PSP de Faro, Vítor Rodrigues, o dispositivo ¿ que inclui homens do Corpo de Intervenção, do Grupo Cinotécnico, de Equipas de Inativação de Engenhos Explosivos e do Corpo de Segurança Pessoal ¿ está, desde o ano passado, em permanência no Algarve, mas, até Setembro, «é deslocado para o policiamento activo e intenso das zonas de maior veraneio e que têm grande fluxo de turistas».

Os destinos são a Praia da Rocha (Portimão), Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, além de Lagos que «irá contar com um reforço extra de 15 homens do Corpo de Intervenção, proveniente de Lisboa», acrescentou.

Os agentes destacados vão ter especial atenção às zonas balneares, nomeadamente parques de estacionamento e zonas comerciais.

«É essencialmente o policiamento de visibilidade, pois sabemos que nesta altura há um aumento do furto por esticão e no interior de veículos e existe maior propensão à ocorrência de desacatos», explicou o comandante distrital à Lusa.

Embora Vítor Rodrigues admita poder vir a solicitar mais reforços, entende que o dispositivo montado, que conta apenas com um acréscimo de 15 homens face ao dispositivo de Inverno, é «suficiente».

«Já no ano passado só recebemos estes homens e as coisas correram muito bem», observou, fazendo notar que, entre Julho e Setembro do 2009, a PSP registou um decréscimo de 7 por cento na criminalidade e de 6 por cento na criminalidade violenta e grave.

«Não vamos dizer que temos homens mais que suficientes, nunca temos, mas os elementos que temos permitem-nos fazer face a qualquer problema que surja», reforçou.

Ainda na semana passada, três dezenas de comerciantes da praia da Rocha estiveram reunidos com o comandante da PSP de Portimão para exigir reforço policial naquela zona balnear para travar a criminalidade e a venda ambulante ilegal.

Manifestaram-se, inclusive, «disponíveis para pagar as subvenções necessárias para ter mais homens a patrulhar a avenida Tomás Cabreira», contou à Lusa Paulo Cabrita, um dos comerciantes queixosos.

O comandante distrital da PSP disse à Lusa que «esse problema está a ser resolvido», entendendo que, «para já, não há necessidade de policiamento a título remunerado».

«Verão seguro 2010»

Mas a segurança não aumenta só no Algarve. A PSP iniciou esta segunda-feira em todo o país a «operação Verão seguro 2010» com o reforço do policiamento em zonas turísticas e balneares.

A operação tem como objectivo reduzir a criminalidade, tal como aconteceu no Verão do ano passado. A PSP registou, nos meses de Julho, Agosto e Setembro do ano passado, cerca de 53 mil crimes, representando um decréscimo em mais de seis por cento face ao mesmo período de 2008.

Segundo a PSP, mais de 58 por cento do total dos 53 mil crimes de 2009 foram crimes contra o património (furtos em veículos, residências e carteiristas).

A Polícia esclarece que o furto ao interior de residências é um crime que tem «especial expressão» no Verão e que ano passado registou, na área de intervenção da PSP, uma redução em mais de 40 por cento face a 2008.

Nesse sentido, a PSP faz vigilância gratuita a residências durante o Verão, sendo apenas necessário entregar um formulário na PSP ou fazer a inscrição no site da Polícia. No ano passado, a Polícia vigiou 7071 casas, das quais duas foram assaltadas.

De acordo com a PSP, dos cerca de 53 mil crimes denunciados em 2009, oito por cento foram crimes graves e violentos.

A PSP refere também que no ano passado as cidades onde houve mais crimes denunciados foram Lisboa(onde foram participados 41 por cento dos crimes), Porto e Setúbal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados