Calor: quatro distritos em alerta vermelho da DGS - TVI

Calor: quatro distritos em alerta vermelho da DGS

Calor em Portugal

Temperaturas elevadas vão manter-se o que leva a que o país esteja também com risco elevado de incêndios

Relacionados
A Direcção-Geral de Saúde (DGS) colocou quatro distritos do centro e sul do país sob alerta vermelho, o mais alto de três, devido ao calor que continua a afectar Portugal Continental.

Santarém, Portalegre, Évora e Beja são os distritos para os quais a DGS recomenda a adopção de cuidados redobrados, uma vez que as elevadas temperaturas «podem trazer grave problemas para a saúde», segundo o site da instituição.

A persistência de temperaturas elevadas, situação que o permanece desde a semana passada, levou igualmente o Instituto de Meteorologia (IM) a colocar os distritos de Braga, Guarda e Leiria sob aviso laranja, o segundo mais elevado de uma escala de três, que representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O resto de Portugal continental está sob alerta amarelo, o que significa situações de risco para a realização de determinadas actividades, dependentes das condições meteorológicas.

Para o dia de hoje, o IM prevê que Castelo Branco, Beja e Évora sejam os distritos a registar as temperaturas mais elevadas, cerca de 39 graus Celsius, seguidos de Portalegre, com 38º.

Viseu, Vila Real e Braga deverão alcançar os 36º, Coimbra deverá chegar aos 35º e Bragança aos 34º.

Os distritos de Guarda, Leiria e Lisboa irão registar 33º, Viana do Castelo 30º, Porto 31º e Faro 30º.

Sagres e Sines serão as cidades com as temperaturas mais baixas de Portugal Continental, cerca de 27º, enquanto Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores, deverá registar 25º, e o Funchal, no arquipélago da Madeira, terá 26º de temperatura máxima.

Segundo as previsões do IM, o dia de hoje apresentará tempo quente com céu limpo, à semelhança do que tem sucedido nos últimos dias.

13 distritos em risco máximo de incêndio

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou em aviso de risco máximo de incêndio vários concelhos de 13 distritos do norte, centro e sul de Portugal.

Pelas 5:40, estavam activos quatro incêndios em Portugal Continental, sendo o de Outeiro, em Penafiel, no distrito do Porto, o que concentrava mais meios, segundo o portal da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).

O nível de aviso de risco máximo de incêndio do IM está activo para concelhos do distrito de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança.

Nos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco este nível de aviso abrange praticamente todos os concelhos.

Já nos distritos de Leiria, Santarém e Portalegre apenas os concelhos do interior estão sob este aviso, enquanto no distrito de Faro apenas o concelho de S. Brás de Alportel está com um aviso de risco máximo de incêndio.

Segundo informação disponibilizada pela ANPC, na quarta-feira registaram-se 419 incêndios florestais, sem indicação de área ardida ou tipo de vegetação afectada, que foram combatidos por 5572 bombeiros, apoiados por 1570 veículos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados