Ministério: «Gripe A continua centrada nas escolas» - TVI

Ministério: «Gripe A continua centrada nas escolas»

Gripe A

No entanto, o número de focos de infecção diminuiu durante a última semana

Relacionados
O ministério da Saúde verificou uma diminuição nos focos de infecção por gripe A nas escolas entre 9 e 15 de Novembro, segundo o último balanço divulgado no Portal da Saúde.

«No que se refere aos clusters (focos) em escolas, registou-se um total nacional de 150, verificando-se uma descida [191 na semana anterior]. No entanto, a actividade gripal continua predominantemente centrada em ambiente escolar», pode ler-se no site.

Nos serviços de saúde foram observados 19.903 doentes com sintomas de gripe, independentemente da confirmação laboratorial dos vírus em causa. Um aumento em relação à semana anterior, em que tinha sido observados 14 111 pacientes.

Na semana em referência, estiveram internados 164 doentes, dos quais 18 em unidades de cuidados intensivos, registando-se também dois óbitos. Sete pessoas morreram até ao momento em Portugal devido à gripe A.

O Ministério da Saúde reforça a indicação aos cidadãos para que, em caso de sintomas de gripe, contactem de imediato a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e sigam as indicações que lhes são dadas.

O ministério de Ana Jorge reforça ainda os pedidos de «tranquilidade» aos cidadãos, lembrando que a «gripe A é uma doença benigna que se trata, na maioria dos casos, com antipiréticos e com a permanência em casa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados