Ciência dá força a «deitar cedo e cedo erguer» - TVI

Ciência dá força a «deitar cedo e cedo erguer»

  • Portugal Diário
  • 24 jan 2008, 15:33
Ressonar

Sono «é um factor essencial para uma vida saudável», diz investigador

Relacionados
O velho ditado popular que diz «deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer» está a ganhar uma nova actualidade à medida que os investigadores descobrem a importância do sono para uma vida saudável.

«As pessoas, até há pouco tempo, acreditavam que o sono era uma fase inactiva do nosso dia-a-dia, era como desligar um botão, mas agora sabe-se que é um factor essencial para uma vida saudável», afirmou esta quinta-feira o investigador João Carlos Winck, em declarações à Lusa.

Sono: sesta só é eficaz nos jovens

Trabalhadores nocturnos correm risco de ter cancro

Na perspectiva deste especialista da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que defende que «o sono não tem sido levado a sério», a sociedade «está com uma dívida de sono».

«O problema é que a duração média do sono passou nos últimos anos de umas razoáveis nove horas para apenas sete e há muita gente que não dorme mais do que cinco horas por noite», alertou.

As consequências desta «dívida de sono» traduzem-se, entre outras, num aumento da probabilidade de sofrer doenças cardíacas, estando também a ser estudada a influência que exerce na gravidez e nas alterações hormonais que podem levar à obesidade.

As novas evidências do impacto do sono na saúde são o tema central de uma reunião científica que se realiza sexta-feira entre investigadores das universidades do Porto e de São Paulo, no Brasil.

O encontro, que terá lugar na Aula Magna da FMUP, vai reunir investigadores de centros de excelência na área do sono, na sequência de um protocolo estabelecido entre as duas universidades que visa o desenvolvimento de projectos de investigação comuns nesta área.
Continue a ler esta notícia

Relacionados