Frio: Já neva em Portugal - TVI

Frio: Já neva em Portugal

  • Portugal Diário
  • Maria João Fernandes <i>com Lusa</i>
  • 22 jan 2007, 20:15
Neve em Montalegre - foto cedida por Ricardo Moura da Câmara de Montalegre

Protecção Civil deixa alerta. Tempo vai piorar amanhã. Fotos de Montalegre

Relacionados
Já neva em Montalegre. O termómetro desceu até aos zero graus e cobriu de um manto branco as ruas da vila transmontana. No site do Instituto de Meteorologia (IM), os avisos de descida de temperatura condicionados por uma massa de ar frio polar vão se instalar no território português, permanecendo durante toda a semana.

No município de Montalegre, distrito de Vila Real, verificou-se esta segunda-feira queda de neve em alguns pontos mais altos.

O Instituto de Meteorologia afirma que a situação climatérica na região é propícia à queda de neve, referindo que pode ainda nevar acima dos 1000 metros nas regiões do Centro e acima dos 800 metros nas regiões do Norte.

De acordo com o IM, o norte de Portugal está em alerta amarelo devido à forte ondulação do mar, nos distritos do litoral, e devido à possibilidade de queda de neve, nos locais mais altos do interior.

O alerta amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro, que começa no vermelho (o mais grave), passa pelo laranja, amarelo e verde.

Cuidados a ter com o frio

O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC)aconselha os portugueses a terem cuidado com as lareiras devido ao risco de acidentes domésticos e recomenda o uso de várias camadas de roupa devido ao frio que se vai sentir nos próximos dias, noticia a agência Lusa.

Face a estas condições meteorológicas, lança alerta à população para poupar energia desligando os a parelhos eléctricos que não sejam necessários, uma vez que o consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia.

Em comunicado, o SNBPC aconselha igualmente os portugueses a terem cuidado com as lareiras, braseiras e aquecedores a gás devido ao risco de acidentes domésticos.

Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal, lembra o SNBPC.

A Protecção Civil aconselha ainda ao uso de várias camadas de roupa, de luvas e de uma protecção na cabeça.

O frio também vai atingir Espanha e por isso as autoridades alargaram o alerta de tempestade a 10 comunidades autónomas, no norte do país, devido à chegada de uma frente fria que provocará uma forte descida das temperaturas em várias regiões.

Segundo o IM espanhol, a temperatura em algumas localidades do interior norte atingirá os sete graus negativos durante a próxima madrugada.
Continue a ler esta notícia

Relacionados