Justiça: «Ninguém se preocupa com desigualdade» - TVI

Justiça: «Ninguém se preocupa com desigualdade»

Tribunal do Trabalho: Julgamentos marcados só para 2010 e 2011

«No sistema criminal há claramente uma Justiça para quem tem ou não tem dinheiro», diz juiz

O juiz José Mouraz Lopes afirmou esta sexta-feira, em Coimbra, que a desigualdade de acesso à Justiça é dos problemas mais graves do sistema e o resultado difere entre quem tem e não tem dinheiro.

«No sistema criminal há claramente uma Justiça para quem tem ou não tem dinheiro», sustentou, frisando que ao nível dos processos cíveis «há uma colonização das empresas e o cidadão que não é empresa é posto de lado».

Segundo Mouraz Lopes, reportando-se a relatórios do Observatório Permanente da Justiça, «nos últimos dez anos não há nenhum processo-crime em Portugal envolvendo pessoas de relevância social ou económica que tenha chegado a trânsito em julgado».

«Parece que ninguém se preocupa com as desigualdades de acesso à Justiça, do legislador ao juiz», afirma o juiz desembargador e dirigente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

«Julgamos para descobrir a verdade», salientou, defendendo uma intervenção dos juízes no sentido de contribuírem para combater as desigualdades de acesso, «pela compreensão da diferença».
Continue a ler esta notícia