Algarve sem reforço de médicos para acolher turistas - TVI

Algarve sem reforço de médicos para acolher turistas

Saúde

População algarvia quase triplica no mês de Agosto e os sindicatos da Saúde estão preocupados. Responsáveis hospitalares desdramatizam questão

O Algarve não tem previsto qualquer reforço de médicos e enfermeiros durante este mês de Agosto. Isto, apesar de a população da região quase triplicar neste período. Aos 450 mil habitantes habituais, juntam-se os cerca de um milhão de turistas, durante o mês que começa esta segunda-feira.

Os autarcas da região exigem mais profissionais de saúde e os sindicatos temem que esteja posto em causa o socorro às populações. Em declarações ao «Correio da Manhã» (CM), Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz que «faltam 1500 enfermeiros no Algarve» - 500 nos hospitais e cerca de mil nos centros de saúde.

Já a Federação Nacional dos Médicos critica o Governo por apostar no Turismo e não dar resposta em termos de serviços de saúde. Merlinde Madureira diz que o Estado tem obrigação de «garantir as condições e a qualidade da assistência nos cuidados, em especial quando há um aumento da população».

A situação é, contudo, desdramatizada pelos administradores hospitalares. «Nestas alturas, a maioria das patologias são leves e não pesam tanto nos hospitais», justifica Luís Batalau, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, em declarações ao CM.
Continue a ler esta notícia