Consumo de tabaco e drogas pelos jovens exigem «diagnóstico e tratamento» - TVI

Consumo de tabaco e drogas pelos jovens exigem «diagnóstico e tratamento»

Jovens

Proposta de plano de prevenção escolar para doenças relacionadas com comportamentos

Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho enviou um documento ao Governo esta quinta-feira, defendendo a necessidade de criação de um plano nacional de prevenção escolar para as doenças relacionadas com os comportamentos, adianta a Lusa.

O grupo, liderado pelo professor José Precioso, do Instituto de Educação, solicitou ainda a criação de uma disciplina de Educação para a Saúde (EpS), e abordou áreas como a da transversalidade, necessidade de formação de professores, diagnóstico precoce e tratamento, envolvimento dos pais e formação parental.

No documento, intitulado «A Necessidade de Revitalizar e Reorganizar a Saúde Escolar - Prevenir, diagnosticar, encaminhar e tratar», propõe-se a criação de um observatório de EpS, e de um grupo de trabalho para reorganizar a disciplina e para melhorar a cooperação entre os serviços de saúde e a escola.

O estudo defende que «é preciso organizar a EpS de forma a que todos os alunos sejam vacinados», por exemplo, contra o tabagismo, o alcoolismo, as drogas, o sedentarismo, na idade certa, e lhes sejam ministrados os «reforços ao longo do ciclo escolar».

Acentuam que «a significativa prevalência de comportamentos de risco nos adolescentes, como o consumo de tabaco, de bebidas alcoólicas, de drogas ilícitas, e os casos de obesidade exige uma actuação de diagnóstico precoce e tratamento».

«A escola e os seus intervenientes, dos quais se destaca o papel dos professores, é um local privilegiado para detectar, referenciar e encaminhar», referem.

Os investigadores aconselham a criação de uma disciplina de EpS «para garantir que, pelo menos, os conteúdos mínimos sobre saúde sejam abordados», defendendo também a transversalidade como via para a implementar, apontando o ensino da língua materna como um bom exemplo.
Continue a ler esta notícia