Gripe A: novo equipamento permite diagnóstico mais rápido - TVI

Gripe A: novo equipamento permite diagnóstico mais rápido

Gripe A

Aparelho é uma «ajuda preciosa» e vai «aliviar trabalho actual dos «técnicos» nos Açores

Relacionados
O Laboratório de Genética e Patologia Molecular do Hospital de Ponta Delgada recebeu um novo equipamento que vai permitir obter um diagnóstico da gripe A em quatro a seis horas, noticia a agência Lusa.

Este laboratório trabalha 24 horas por dia na despistagem do vírus da gripe A.

«É uma ajuda preciosa», considerou Luísa Mota Vieira, responsável pela unidade, frisando que o novo equipamento é uma exigência que resulta do aumento do número de casos e da necessidade de um diagnóstico rápido.

A responsável admite que este novo aparelho vai permitir «aliviar o trabalho actual dos técnicos».

Luísa Mota Vieira explicou que o equipamento consiste num «extractor automático de ácidos nucleicos [o material genético do vírus]».

Segundo a responsável, o equipamento entrou em funcionamento esta semana e permitiu reduzir o tempo de realização das análises. O diagnóstico do H1N1 leva, em média, seis horas até estar concluído.

Transporte terrestre de amostras biológicas em funcionamento

Esta unidade do hospital de Ponta Delgada começou a fazer análises de despistagem a 10 de Agosto e, desde então, os sete técnicos trabalham 24 horas por dia, em equipas de dois, de forma rotativa.

Luísa Mota Vieira adiantou também já estar a funcionar o transporte terrestre de amostras biológicas para a investigação laboratorial, na sequência da abertura do serviço de atendimento de gripe A nos centros de saúde, o que «evita a deslocação do doente».

«Os doentes são atendidos no serviço e a amostra é enviada para Ponta Delgada com segurança, em embalagens adequadas», assegurou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados