Fumadores mais vulneráveis à Gripe A - TVI

Fumadores mais vulneráveis à Gripe A

Tabaco

Mesmo os que já não têm o vício podem sofrer complicações devido ao vírus

Relacionados
Os fumadores são um grupo vulnerável ao vírus H1N1 e a probabilidade de desenvolverem complicações respiratórias devido à gripe é maior. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado com vários pacientes em Hong Kong, na China, citado pela página do canal «Bloomberg».

O estudo realizou-se em 27 pacientes com Gripe A. Nos 27 chineses que apresentaram complicações, como pneumonia e outras doenças graves, 12 eram fumadores ou já o tinham sido, de acordo com o que explicou Thomas Tsang, do Centro para a Protecção de Saúde de Hong Kong.

1799 pessoas já morreram, em todo o mundo, de gripe A, desde a descoberta do vírus em Abril.

Em Hong Kong, uma em cada 200 pessoas infectadas com o H1N1, desenvolveram doenças graves. Treze por cento dos adultos da cidade são fumadores, de acordo com o que acrescentou Tsang numa reunião sobre a pandemia da Gripe A.

«Os fumadores têm tendência para ter um funcionamento mais pobre do sistema pulmonar e fumar está associado também a outras doenças crónicas», acrescentou Tsang.

«Há observações epidemiológicas que demonstram que os fumadores passam por doenças mais graves com a gripe sazonal», salientou, por sua vez, esta terça-feira, Frederick Hayden, docente de uma clínica de virologia da Universidade de Virgínia, em Charlottesville.
Continue a ler esta notícia

Relacionados