Pais, filhos e partidos manifestam-se frente ao Hospital Maria Pia - TVI

Pais, filhos e partidos manifestam-se frente ao Hospital Maria Pia

Hospital Maria Pia

Exigem regresso das crianças transferidas este mês para o Hospital Santo António

Relacionados
Pais e filhos utentes do Hospital Pediátrico Maria Pia manifestaram-se esta sexta-feira à frente daquela unidade hospitalar do Porto para reivindicar o regresso das crianças transferidas este mês para o Hospital Santo António.

Com o apoio do Partido Comunista Português (PCP) e do Bloco de Esquerda (BE), algumas dezenas de utentes reuniram-se ao final da manhã para contestar os problemas causados pela transferência de serviços do Hospital Maria Pia para o Santo António.

«O Hospital de Santo António não tem muitas condições a nível de internamento. O meu filho de 16 anos, que tem uma doença extremamente rara, esteve lá internado uma semana e não gostei», disse à Lusa Ana Paula Carvalho, que há 14 anos leva o seu filho, Carlos Emanuel, ao Maria Pia para tratamentos.

Aquela mãe conta que o filho estava numa «enfermaria com seis camas», «apertada», «sem condições» à qual foi «parar uma criança com dois anos e a sofrer de uma bronquiolite».

«Se as condições do Santo António fossem melhores nós até estaríamos de acordo, mas não são melhores, porque têm menos 20 camas que no Maria Pia e as condições de instalações não são as melhores», critica Teresa Vaz Pinto, voluntária no Hospital Pediátrico, observando que constatou a existência de quartos sem janelas e enfermarias «pequenitas».

A 5 de março, dia em que Hospital Maria Pia encerrou devido ao estado degradado das instalações, alguns pais e funcionários manifestaram apreensão e até indignação com o processo de encerramento daquele hospital pediátrico, o único na região norte de Portugal.

O encerramento do Maria Pia obrigou à transferência gradual e provisória das crianças ali internadas para o Hospital de Santo António até que as obras do Centro Materno Infantil do Norte estejam concluídas, um processo que se estima terminado no segundo semestre de 2013.
Continue a ler esta notícia

Relacionados