Pedofilia: «Há ervas daninhas no interior da Igreja», diz Papa - TVI

Pedofilia: «Há ervas daninhas no interior da Igreja», diz Papa

Papa Bento XVI em Fátima (Reuters)

Numa mensagem enviadas às Jornadas Ecuménicas Alemãs, Bento XVI afirmou que casos de abusos sexuais querem ensombrar a mensagem de Cristo

Relacionados
Bento XVI voltou a condenar os casos de pedofilia que envolvem a hierarquia católica, afirmando que «há ervas daninhas precisamente no interior da Igreja», numa mensagem enviada às Jornadas Ecuménicas Alemãs, o maior encontro mundial de católicos e protestantes.

«Nos últimos meses fomos confrontados com novas notícias que nos querem tirar a alegria pela Igreja e ensombrá-la como local de esperança», afirma o Papa na carta divulgada pelos organizadores das Jornadas Ecuménicas, que decorrem em Munique até domingo e onde são esperadas 700 mil pessoas.

Bento XVI acrescenta que «há ervas daninhas precisamente no interior da Igreja e entre os que o Senhor aceitou ao seu serviço, de forma especial».

O Papa sublinha porém que «a luz de Deus não se apagou e o bom trigo não foi sufocado pelas ervas daninhas» e que «a Igreja continua a ser um local de esperança, porque leva Deus aos Homens e lhes mostra o caminho da fé».

Esta é a segunda vez em poucos dias que Bento XVI se refere aos casos de pedofilia que têm afectado a Igreja Católica, depois de na terça-feira ter reconhecido que a «maior perseguição à Igreja» não vem de «inimigos de fora, mas nasce do pecado da Igreja».

No voo que o transportou de Roma até Lisboa, Bento XVI foi claro ao dizer aos jornalistas que «a Igreja tem uma profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, implorar perdão».

Bento XVI confessou o seu sofrimento perante esta situação, que surge agora de uma forma «verdadeiramente aterradora».

Pedofilia abordada nas Jornadas Ecuménicas Alemãs

No sermão inaugural das Jornadas Ecuménicas Alemãs, a que assistiram 50 mil pessoas, o arcebispo de Munique, Reinhard Marx, abordou o escândalo de pedofilia em instituições católicas alemãs.

Na missa inaugural, o arcebispo afirmou que alguns sacerdotes «desiludiram as esperanças das pessoas, como se soube nas últimas semanas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados