PSP desmantela rede que alterava e vendia armas - TVI

PSP desmantela rede que alterava e vendia armas

Pistola

No total foram detidos 15 homens

A PSP anunciou esta quinta-feira o fim de uma rede organizada que se dedicava à alteração e à venda de armas sem qualquer registo, com a detenção de dois homens na quarta-feira em Loures, noticia a Lusa.

Os homens, de 40 e 66 anos, foram detidos na sequência de uma operação realizada em Junho, denominada «Rendimento Máximo», que levou na altura à detenção de 13 suspeitos pelo crime de tráfico e posse de armas de fogo ilegais e ainda de munições.

A PSP realizou na quarta-feira buscas às residências dos detidos e ainda numa espingardaria e num paiol que também lhes pertenciam, apreendendo 10 armas, mais de 30 500 munições, mais de dois quilos de pólvora e diversos componentes de armas.

Os suspeitos desenvolviam actividades legais na espingardaria e o paiol, em paralelo com outras actividades ilícitas, «nomeadamente a alteração de armas de alarme para armas de fogo, sobretudo calibre 6.35 mm que posteriormente eram vendidas ilegalmente», realça a PSP.

«Procediam ainda à venda ilegal de armas de fogo e pólvora e ainda ao carregamento de munições de vários calibres para posterior venda sem qualquer registo», acrescenta.

«Esta investigação, desde o seu início, permitiu a apreensão de mais de meia centena de armas de fogo e acima de tudo permitiu desmantelar uma rede organizada que se dedicava, quer à alteração de armas de alarme facilmente acessíveis para armas de fogo, quer à transacção de armas e munições sem qualquer registo, tornando-as assim facilmente acessíveis aos mais diversos criminosos», salienta a PSP.

Os detidos estão a ser presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para interrogatório e aplicação das medidas de coacção.

O detido mais velho tem antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime.
Continue a ler esta notícia