Protestos: «Há uma juventude partidária a organizar», diz  DREN - TVI

Protestos: «Há uma juventude partidária a organizar», diz DREN

Margarida Moreira, directora regional de Educação do Norte [Arquivo]

Margarida Moreira garante que protestos de alunos foram «movimentados por pessoas estranhas»

Relacionados
A directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, garantiu esta sexta-feira que os protestos de alunos em sete escolas da região foram «movimentados por pessoas estranhas» a esses mesmos estabelecimentos, entre as quais dirigentes de uma juventude partidária.

«Das 13 escolas em que tive problemas, sete [dos protestos] foram movimentados por pessoas estranhas a essas escolas, que já estão identificadas», afirmou Margarida Moreira.

Segundo a responsável, foram identificados «pelo menos» dois alunos do ensino superior que são dirigentes de uma juventude partidária, bem como uma funcionária de uma outra escola onde não houve protestos.

«Se houve também professores [por detrás dos protestos], não sei, de todo», acrescentou, sublinhando, no entanto, que «há coincidências estranhas», por estas manifestações dos alunos acontecerem na mesma altura que também há protestos dos docentes.

«Não estamos a pensar nos votos», diz Sócrates

Os protestos dos alunos, que decorreram em vários pontos do país, foram convocados nos últimos dias através de um sms onde pode ler-se: «Está na hora, está na hora, da ministra ir embora. Pessoal, bora nos juntar e fechar as escolas de todo o País. Greve nacional no dia 14 (temos 2 dias para organizar a maior greve de sempre) até que o regime de faltas seja alterado?? Já começou no Norte e agora vamos fazer com que se arraste por Portugal... Passa a mensagem. Todos juntos vamos conseguir».

Margarida Moreira admitiu que o regime de faltas possa não estar devidamente explicado, sublinhando que essa é uma tarefa que compete a cada escola. «Se os protestos são contra o regime de faltas, tenho muita pena, mas os alunos são para ir às aulas e não para faltar à escola», referiu. A responsável da DREN falava à margem da sessão comemorativa do 25º aniversário da EB 2.3 e Secundária de Barroselas, em Viana do Castelo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados