Os momentos mais engraçados e mais embaraçosos - TVI

Os momentos mais engraçados e mais embaraçosos

Varsóvia

Estudante portugesa em Erasmus na Polónia partilha algumas recordações da experiência

Durante estes quatro meses na Polónia, Marta Teixeira viveu algumas experiências curiosas sobretudo devido à língua e às diferenças culturais. «Lembro-me, por exemplo, do momento em que nos sentimos mais poderosos. Foi quando fizemos um jantar com comida portuguesa e demos carne de porco aos turcos. Foi fantástico», conta divertida. «Eles bem que desconfiaram do sabor pouco familiar, mas nós conseguimos convence-los de que eram segredos da cozinha portuguesa, podiam confiar».

«Ainda hoje não sabem que já comeram carne de porco. Mas a nossa gastronomia é óptima, há que dá-la a provar a toda a gente», diz, para justificar «a mentirinha».

A jovem estudante não esquece também alguns episódios embaraçosos, «que por acaso são aqueles que acontecem com mais frequência»

«Acontecem, por exemplo, quando vamos ao supermercado e não encontramos os produtos que queremos. Nós não falamos polaco e as pessoas a quem pedimos ajuda, por acaso, nunca falam inglês, então, nesses casos, recorremos aos gestos», conta.

Aquele que Marta considera que foi «o episódio mais embaraçoso» foi quando queriam comprar ovos e não os encontravam. «Já depois de várias tentativas e já quase a desesperar, tivemos a brilhante ideia de imitar uma galinha». A vergonha que passaram valeu a pena porque conseguiram comprar o que queriam.

«Estes são apenas dois exemplos, mas existem muitas mais situações que acontecem diariamente e que também contribuem para que esta experiência se torne inesquecível. Momentos únicos que deixam saudade», conta a estudante, já com as malas feitas para regressar a Portugal.

Leia o testemunho de Marta Teixeira
Continue a ler esta notícia