«Eleição de um americano mostra universalidade da Igreja» - TVI

«Eleição de um americano mostra universalidade da Igreja»

Conferência Episcopal Portuguesa saudou eleição de Francisco I para líder da Igreja Católica

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou esta quarta-feira, «com grande júbilo», a eleição do novo líder da Igreja Católica, considerando que a escolha de um papa do continente americano mostra a universalidade da Igreja.

«Habemus Papam»: Jorge Bergoglio

«Com grande júbilo e muita esperança, acolhemos a recente eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio para suceder a Bento XVI, como Bispo de Roma e Pastor da Igreja universal, e que escolheu o nome de Francisco. Pela primeira vez na história, foi eleito um Papa originário do continente americano, da Argentina, o que sublinha a universalidade da Igreja», refere a Conferência Episcopal, num comunicado hoje divulgado.

O órgão de cúpula da Igreja Católica em Portugal manifestou «incondicional apoio» a Francisco I e a sua «total disponibilidade» de colaboração.

«Exortamos todos os fiéis a interceder junto de Deus para que possa cumprir exemplarmente a sua missão de presidir a toda a assembleia da caridade», acrescenta a nota.

A CEP diz-se certa de que o novo papa cumprirá as suas funções, construindo «pontes de unidade e paz entre as diferentes religiões, culturas e povos».

O cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi hoje eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Francisco I sucede a Bento XVI e será o 266.º papa da Igreja Católica.
Continue a ler esta notícia