Maternidade Alfredo da Costa fecha mesmo este ano - TVI

Maternidade Alfredo da Costa fecha mesmo este ano

Confirma a administração

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, vai fechar até ao final desde ano e as equipas médicas vão ser transferidas para o Hospital D. Estefânia, informou a administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC).

Em comunicado emitido esta quinta-feira, o conselho de administração do CHLC justifica a decisão do encerramento da Maternidade Alfredo da Costa, «que se pretende que ocorra até ao final do corrente ano», com a existência de três novas unidades hospitalares na região de Lisboa (Cascais, Loures e Vila Franca de Xira).

Fontes clínicas disseram à agência Lusa que houve hoje uma reunião entre a presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), Teresa Sustelo, e os diretores dos serviços médicos e dos enfermeiros.

Na reunião foi comunicado que a MAC encerra até ao final de dezembro e que as equipas vão ser transferidas para o Hospital Dona Estefânia, uma decisão sem retorno e que é apoiada pelo Ministério da Saúde, de acordo com as mesmas fontes.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) levantou «algumas preocupações» quanto ao futuro dos profissionais da instituição e garante que vai «continuar a luta» pela defesa da Maternidade Alfredo da Costa (MAC).

Em declarações à agência Lusa, Isabel Barbosa, coordenadora da direção regional de Lisboa do SEP, afirmou que os profissionais da MAC foram informados do encerramento daquela unidade até ao final deste ano.

«Temos algumas preocupações, nomeadamente, [saber] para onde vão todos os trabalhadores da MAC, tanto os que têm vínculo com o CHCL, como os que tem vínculo precário, e para onde pensam transportar todas as valências da MAC», questionou Isabel Barbosa.

A sindicalista afirmou ainda que o SEP, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores e o Sindicato dos Médicos do Sul, vai «dinamizar a assinatura de postais para enviar ao Presidente da República e ao primeiro-ministro» contra o encerramento da MAC, uma iniciativa que vai ser debatida em plenário de trabalhadores a realizar na sexta-feira.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE