Ministro reduz factura de 30 milhões a laboratórios - TVI

Ministro reduz factura de 30 milhões a laboratórios

Anúncio feito pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo

Relacionados
O ministro da Saúde anunciou esta terça-feira que chegou a acordo com os laboratórios de análises clínicas para reduzir a factura do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 12,5%, noticia a Lusa.

«Na semana passada fizemos um novo acordo em que reduzimos a despesa para o SNS em mais 12,5%, em quase cerca de 30 milhões de euros», declarou esta terça-feira o ministro da Saúde durante a Conferência «SNS: Custos e Benefícios», promovida pela rádio TSF.

Num «contexto de emergência», Paulo Macedo argumentou que quem é parceiro do Estado «nas horas boas tem de ser também nas horas menos boas».

Já em Agosto do ano passado, ainda com o PS no Governo, a anterior equipa do Ministério da Saúde acordou com os laboratórios uma redução de cinco por cento no preço das análises, medida que se manteria para 2012 e permitia uma poupança de 10 milhões de euros anuais.

Além das análises e meios complementares de diagnóstico, o ministro da Saúde reiterou que os cortes na área da saúde vão incidir na indústria farmacêutica, passando também pela redução das horas extraordinárias.

Paulo Macedo anunciou ainda que a prescrição de medicamentos por substância activa (denominação comum internacional) deverá ter nova legislação até ao final deste mês, para que se generalize esta forma de receitar remédios em ambulatório, uma vez que actualmente já é a prática comum nos hospitais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados