«Prova de aferição de Português era longa demais» - TVI

«Prova de aferição de Português era longa demais»

Associação de Professores de Português considera, no entanto, que estava bem estruturada

Relacionados
A Associação de Professores de Português (APP) considerou demasiado longa a prova de aferição do 4.º ano do Ensino Básico, embora bem estruturada, equilibrada e interessante.

«A prova é interessante, respeita os critérios e o programa do 4º ano, mas parece-nos extensa demais, especialmente no primeiro caderno», disse à agência Lusa a presidente da associação, Edviges Antunes Ferreira.

Segundo a professora, os alunos tiveram 45 minutos para «perceberem um texto com 102 versos» mais um grupo gramatical a que tiveram de responder.

«Parece-nos um bocadinho longo para eles responderem em 45 minutos», disse a professora, acrescentando que a prova é composta por dois cadernos, com uma duração total de 90 minutos.

No segundo caderno, prosseguiu, eram pedidas duas composições. «Uma delas não tem sequer o número de palavras indicado», observou, referindo-se à mensagem de Internet que os alunos deveriam escrever.

Para um segundo texto, era indicado o número de linhas, mas Edviges Ferreira defende ser preferível recomendar o número de palavras, por causa da caligrafia.

Na avaliação da APP, a prova está «bem estruturada», mas «é longa demais para crianças do 4º ano».

Os alunos, disse, tiveram de fazer primeiro um rascunho a lápis numa folha branca e depois copiar os dois textos para a folha de prova, na segunda parte da prova.

Mais de cem mil alunos realizaram esta quarta-feira a prova de aferição de Língua Portuguesa, que este ano ainda não vai contar para nota, mas para aferir se as aprendizagens estão a ser consolidadas.

Na sexta-feira de manhã, realiza-se a prova de Matemática.
Continue a ler esta notícia

Relacionados