Leiria: primeiro-ministro inaugura obras do Polis - TVI

Leiria: primeiro-ministro inaugura obras do Polis

  • Portugal Diário
  • 28 ago 2007, 13:08

Programa ficou marcado por atrasos, mas transformou centro da cidade

O primeiro-ministro, José Sócrates, vai inaugurar quarta-feira, em Leiria, as obras do Programa Polis da cidade, que lançou quando exercia as funções de ministro do Ambiente, noticia a Lusa.

O Polis Leiria, que teve como objectivo principal a devolução do rio Lis à cidade, ficou marcado por atrasos na sua conclusão, mas transformou o centro da cidade, criando, nomeadamente, maiores espaços pedonais.

Com um investimento da ordem dos 41 milhões de euros, o Polis de Leiria criou pontes pedonais temáticas sobre o rio Lis - tornando as margens ponto de atracção - requalificou o chamado Rossio da cidade, com o condicionamento do trânsito, criou parques de estacionamento e recuperou o velho Moinho de Papel, que funcionará como espaço museológico.

Um Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e uma nova casa mortuária foram integrados, também, no âmbito do Polis de Leiria.

Projectos abandonados

As obras, que deveriam ter ficado concluídas até final de 2004 - segundo o plano inicial - previam a construção de um túnel rodoviário no centro da cidade, para criação de uma grande plataforma pedonal à superfície, ligando a zona do Jardim Luís de Camões ao Centro Histórico, mas o projecto foi abandonado.

Também um acesso mecânico ao Castelo de Leira, admitido no início do Programa, não chegou a ser implementado.

A intervenção do Programa Polis Leiria abrangeu uma área de 125 hectares, compreendendo as margens do rio Lis e a Zona Histórica e, de acordo com o seu Plano Estratégico, visou «a integração do rio e da sua envolvente na cidade de Leiria, devolvendo ao Rio o seu papel histórico, como elemento decisivo para o crescimento da urbe e suporte estrutural da própria cidade».

Segundo informação da Sociedade LeiriaPolis, a inauguração das obras do Polis, na tarde de quarta-feira, terá início junto à entrada principal do Jardim Luís de Camões, com a comitiva do primeiro-ministro a passar depois pelo Parque da Cidade, terminando numa cerimónia no Convento de Santo Agostinho.
Continue a ler esta notícia