«Manuel Fernandes, uma das figuras mais importantes da história do Sporting» - TVI

«Manuel Fernandes, uma das figuras mais importantes da história do Sporting»

Manuel Fernandes, Sporting (Gualter Fatia/Getty Images)

Sporting reage à morte de um dos nomes maiores da história do clube

Relacionados

O Sporting reagiu ao falecimento de Manuel Fernandes, que morreu esta quinta-feira, vítima de doença prolongada.

Numa nota publicada no site oficial, os leões lembram a ligação de praticamente 50 anos ao clube de Alvalade, onde chegou em 1975 proveniente da CUF, equipa do Lavradio, Barreiro.

«Rapidamente se afirmou como uma figura de grande relevo. Um goleador nato, foi-se tornando, ao longo dos mais de dez anos em que jogou no Sporting CP, no ídolo de uma geração e numa das figuras mais importantes da história do clube», recorda o Sporting.

Manuel Fernandes fez mais de 400 jogos e marcou mais de 250 golos com a camisola dos leões, que deixou, como jogador, em 1987, época em que foi figura central da maior goleada de sempre do Sporting ao Benfica: 7-1 em Alvalade em dezembro de 1986 com quatro dele.

Voltaria mais tarde como treinador: primeiro como adjunto e depois, em 2000/01, como treinador principal, conquistando uma Supertaça. Posteriormente assumiu cargos como dirigente e, nos últimos anos, como comentador na Sporting TV.

«Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube», conclui o clube leonino.

A NOTA DO SPORTING NA ÍNTEGRA:

«O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Manuel Fernandes, antigo futebolista, treinador e dirigente Leonino que faleceu esta quinta-feira aos 73 anos.

Oriundo da CUF, Manuel Fernandes chegou ao emblema de Alvalade em 1975 e rapidamente se afirmou como uma figura de grande relevo. Um goleador nato, foi-se tornando, ao longo dos mais de dez anos em que jogou no Sporting CP, no ídolo de uma geração e numa das figuras mais importantes da história do Clube.

De Leão ao peito, realizou mais de 400 jogos e apontou mais de 250 golos, conquistando dois Campeonatos Nacionais (1979/1980 e 1981/1982), duas Taças de Portugal (1977/1978 e 1981/1982) e uma Supertaça (1982).

Mais tarde, regressou ao Sporting CP na condição de treinador, tendo sido adjunto e, em 2000/2001, treinador principal, conquistando uma Supertaça. Foi também dirigente, tendo a seu cargo a equipa B e, numa segunda passagem, o departamento de scouting.

Exerceu, nos últimos anos de vida, as funções de comentador na Sporting TV, onde era visível o seu Sportinguismo, e de embaixador do Sporting CP.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.»

Continue a ler esta notícia

Relacionados