UBS perde 221 milhões de euros devido à crise do crédito - TVI

UBS perde 221 milhões de euros devido à crise do crédito

Euros (Arquivo)

Banco já está a reduzir exposição ao risco e a cortar despesas

Relacionados
O UBS registou perdas de 358 milhões de francos suíços (221 milhões de euros) no segundo trimestre do ano, devido à crise do sector de crédito de alto risco (subprime) nos EUA, onde tinha elevados montantes investidos.

No mesmo trimestre do ano passado, o banco registou lucros de 5.550 milhões de francos.

A unidade de gestão de fortunas registou saídas de 17.300 milhões de francos (qualquer coisa como 10.690 milhões de euros), a sua unidade de banca de negócios teve saídas complementares de 2.000 milhões de francos (1.235 milhões de euros) e a unidade de gestão institucional outros 24.500 milhões de francos (15.140 milhões em euros).

O banco sublinha em comunicado que os resultados reflectem o impacto de novas depreciações de activos no valor de 5.100 milhões de dólares (quase 3,5 mil milhões de euros), em hipotecas residenciais nos EUA e com instrumentos financeiros com elas relacionados. De acordo com a instituição, o último trimestre caracterizou-se por um abrandamento dos negócios, dos mercados de capitais, das fusões e aquisições e por uma queda da cotação das acções.

O UBS assegura ter já tomado medidas para reduzir a sua exposição ao risco, sobretudo através de vendas realizadas entre Abril e Junho, onde se inclui a venda de activos avaliados em 15 mil milhões de dólares (cerca de 10 mil milhões de euros) à BlackRock.

No que se refere às suas medidas para reduzir custos, o banco garante que já estão a surtir efeitos: os custos operacionais caíram 18% no segundo trimestre de 2008 face ao homólogo para 8.110 milhões de francos (5.000 milhões de euros).

Outro factor que ajudou à poupança foi o corte de 2.387 empregos, passando a ficar com 81.452 funcionários.
Continue a ler esta notícia

Relacionados