Lei anti-tabágica leva a redução dos níveis de poluição por monóxido de carbono - TVI

Lei anti-tabágica leva a redução dos níveis de poluição por monóxido de carbono

Fumador

Estudo resulta da análise dos resultados de testes de medição de CO feitos entre 2006 e 2008 a mais de 223 mil fumadores e não-fumadores dos 27 estados da UE

Relacionados
O nível de poluição por monóxido de carbono entre os cidadãos da União Europeia está a diminuir, de acordo com o segundo relatório «HELP-COmets» («Carbon monOxide measure of exposure to tobacco smoke»), elaborado pelo professor e pneumologista francês Bertrand Dautzenberg.

Segundo comunicado enviado à redacção do PortugalDiário, o estudo resulta da análise dos «resultados dos testes de medição de CO feitos entre 2006 e 2008 a mais de 223 mil fumadores e não fumadores dos 27 países da União Europeia», no âmbito da campanha «HELP: Por uma Vida Sem Tabaco».

Verificou-se uma diminuição de 28 por cento no nível médio de monóxido de carbono registado junto da população não-fumadora entre 2006.

De acordo com o autor do estudo, esta redução coincide com a entrada em vigor das leis anti-tabaco mais restritivas, de que resultou uma «redução do fumo ambiental do tabaco». Já nos países com políticas tabagistas menos rigorosas os níveis de poluição por CO entre não-fumadores são os mais elevados.

O estudo, por ler-se no documento enviado, «vem reforçar as principais conclusões do relatório de 2007»: a «proibição total de fumar em locais públicos está ligada à redução de poluição junto dos não-fumadores; o aumento do preço do tabaco a produtos similares leva à diminuição do nível de poluição causada pelo fumo do tabaco; o nível de CO nos fumadores que fumam apenas 1 a 5 cigarros por dia é mais elevado que o nível máximo aceite para a qualidade do ar».

Também as acções de sensibilização realizadas por toda a Europa têm ajudado a consciencializar os cidadãos para os perigos do tabaco, sendo aqui de realçar a campanha de medição de CO que decorre em todos os países da UE desde 2006.
Continue a ler esta notícia

Relacionados