Haverá o antes e o depois de Steve Jobs - TVI

Haverá o antes e o depois de Steve Jobs

Muitos os que, no mundo inteiro, já não conseguem viver sem os produtos da Apple. Conheça os de maior sucesso

No escritório, em casa, na rua... Para trabalhar, telefonar, ouvir música ou simplesmente divertir-se. A verdade é que são muitos os que, no mundo inteiro, se renderam à Apple e já não conseguem viver sem os produtos criados por Steve Jobs.

Desde que, em 1976, lançou o Apple I, até ao lançamento do iPad em 2010, a Apple percorreu um longo caminho, feito de produtos inovadores: iPod, iPhone, iPad, iMac, Macbook...

Quando se soube que Steve Jobs iria deixar de ser o director-geral da empresa, gerou-se um onda de reacções.

Steve Jobs é o exemplo do «self-made man», o empreendedor que, mesmo sem ter formação em engenharia, registou a patente de 200 produtos como inventor ou co-inventor.

Em 1976, a Apple apresentou o primeiro produto, o Apple I um pequeno computador para engenheiros, com um design muito semelhante ao de uma máquina de escrever, que se ligava a uma televisão. Foram produzidas 200 unidades.

Um ano depois surgiu o Apple II, um dos primeiros sucessos na área dos computadores pessoais, que vendeu seis a sete milhões de unidades. Equipado com um processador MOS Technology 6502 de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, um leitor para cassetes áudio, drive de disquetes e saída NTSC para um monitor ou, através de um modulador RF, para uma televisão. Os utilizadores podiam gravar e carregar os programas a partir de um gravador de cassetes áudio.

Em 1983, a empresa lançou o Lisa, já muito semelhante ao Macintosh que se seguiria. Com interface gráfico, diferentes janelas e um cursor controlado pelo rato, era revolucionário na altura, contudo, demasiado caro para ser um sucesso comercial.

Um ano depois, em 1984, surgiu o Macintosh. Mais barato e rápido do que o seu antecessor e com uma grande campanha de lançamento, rapidamente se tornou um sucesso de vendas.

Em 1998 nasceu o iMac, que vendeu 2 milhões de unidades em 12 meses. Com um corpo em azul translúcido tornou-se ícone instantâneo da cultura pop. O computador tudo-em-um viria a tornar-se um símbolo da marca ao longo dos anos seguintes e, após sucessivas reinvenções, continua a ser um dos computadores Macintosh mais apreciados de sempre.

O iPod nasceu em 2001. Não foi o primeiro leitor de música digital portátil, mas foi o primeiro a ser um sucesso e abriu caminho para o lançamento do iTunes, a loja de musica online da Apple, que rapidamente se tornou na maior vendedora de música do mundo.

Em 2007 nasceu o iPhone, um smartphone com funções de iPod, máquina fotográfica digital, internet, mensagens de texto (SMS), visual voicemail e ligação wi-fi loca, tudo através de um ecrã táctil. O iPhone transformou-se no mais popular dos smartphones e a Apple na empresa mais rentável de telemóveis.

Em 2010 a Apple lançou o iPad, um tablet que está entre o computador portátil e o smartphone e que rapidamente se tornou um sucesso. O iPad 2, versão melhorada do primeiro tem sido campeão de vendas e em 2012 deverá ser lançado o iPad3.
Continue a ler esta notícia