Cientistas descobrem restos de asteróide no Canadá - TVI

Cientistas descobrem restos de asteróide no Canadá

Meteorito no Canadá

Tinha 10 toneladas e terá explodido nos céus sobre as províncias do Oeste canadiano no início deste mês

Cientistas canadianos anunciaram sexta-feira que localizaram restos de um asteróide de 10 toneladas que explodiu nos céus sobre as províncias do Oeste canadiano no início deste mês. Veja o vídeo mais abaixo

O cientista da Universidade de Calgary Alan Hildebrand e a bacharel Ellen Milley encontraram vários fragmentos do objecto extraterrestre perto do Rio Battle quinta-feira ao final do dia, ao longo da fronteira Alberta-Saskatchewan.

Os dois disseram sexta-feira que pode haver milhares de fragmentos de meteorito espalhados por uma área de 20 quilómetros quadrados.

Queda de meteorito iluminou o céu

Residentes de Manitoba, Saskatchewan e Alberta sinalizaram uma enorme bola de fogo que iluminou a noite a 20 de Novembro.

Centenas de pedaços de mais de 50 gramas podem ter-se dispersado em território canadiano, já que a velocidade do meteorito (14 km/s) era inferior à média habitual (20 km/s), referira antes Hildebrand. O clarão no céu canadiano foi filmado por várias pessoas.

Veja aqui o vídeo

Desde a passada sexta-feira que os investigadores percorrem os 24 quilómetros quadrados onde poderá ter caído o objecto extraterrestre, à procura das imagens. «Vários motéis e estações à gasolina conservam os registos das suas câmaras de vigilância durante apenas uma semana, por conseguinte pedimos a todos que verifiquem os seus sistemas para ver se não filmaram o meteorito», afirmou Hildebrand.

Robert Haag, um coleccionador de rochas do espaço ofereceu até 12 mil dólares canadianos (9.700 dólares pelo primeira fragmento de meteorito de um quilograma que fosse encontrado.