Google: sistema de GPS para telemóveis com Android 1.6 - TVI

Google: sistema de GPS para telemóveis com Android 1.6

Imagem Google Maps

Empresa lançou esta quarta-feira o Google Maps Navigation (beta) em 11 Países na Europa, inclusive em Portugal

Relacionados
A Google disponibiliza a partir desta quarta-feira, em Portugal, um sistema de navegação por satélite (GPS) com ligação à Internet para telemóveis que utilizem o sistema operativo Android 1.6 ou superior.

«Hoje o Google está a lançar o Google Maps Navigation (beta) em 11 Países na Europa, inclusive em Portugal. A aplicação já está disponível, faz parte do aplicativo Google Maps e qualquer pessoa com um terminal Android 1.6, ou superior, pode ir ao mercado Android [Android Market] e fazer o download», explicou à Lusa Hugo Barra, Product Manager director da Google.

O "Google Maps Navigation" é um sistema de navegação por satélite que disponibiliza a opção de orientação de condução (turn by turn) por voz, enquanto funcionalidade gratuita do Google Maps, permitindo fazer buscas usando linguagem natural.

«Não é preciso ter o endereço exato do lugar em que se quer ir. Você pode dizer "eu quero ir para o hotel Hilton" ou "eu quero ir para o aeroporto de Paris" ou "eu quero um restaurante tailandês". Você define o seu destino como você diria a uma pessoa na rua», acrescentou Hugo Barra.

O sistema "turn by turn" por voz é «muito semelhante aos sistemas de navegação que existem nos carros» hoje em dia, indicando ao condutor as instruções que tem de seguir.

De acordo com o Product Manager esta é «uma aplicação extremamente inovadora porque é conectada ao que chamamos de "cloud" ou nuvem (de processamento) do Google» e «depende de milhares de computadores que ficam nos nossos "data centres" para funcionar corretamente».

No seu funcionamento é, pois, utilizada a ligação à Internet do telemóvel para oferecer, aos utilizadores, os mapas e as informações de negócios mais recentes e as actualizações de tráfego em tempo real.

«Nos lugares onde a gente tem tráfego em tempo real, o "Google Maps Navigation" mostra exatamente as condições de tráfego e fala quanto tempo o utilizador vai demorar baseado no tráfego», destacou Hugo Barra.

Esta aplicação permite assim ao utilizador usar a informação disponibilizada «para tentar desviar do tráfego», depois de ver no ecrã os locais a verde (onde o trânsito está fluindo normalmente), a laranja (onde está meio devagar) e a vermelho (onde o trânsito está ruim).

A nova aplicação apresenta ainda imagens de satélite e "street view" que «mostra exactamente o que você tem de fazer em cada conversão»e para «mostrar o destino», salientou o Product Manager Director.

Com o «Google Maps Navigation» deixa de ser necessária a actualização dos dispositivos ou a aquisição de atualizações dos mapas uma vez que o utilizador estará sempre a utilizar a informação mais recente do Google Maps.

Esta aplicação foi já lançada em novembro de 2009 nos EUA e posteriormente no Canadá, Inglaterra e Irlanda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados