Obama adjudica supercomputador para gerir armas nucleares - TVI

Obama adjudica supercomputador para gerir armas nucleares

Obama

«Sequóia» será lançado em 2012

O Governo dos Estados Unidos, liderado por Barak Obama, adjudicou à IBM a construção de um supercomputador, com um processamento 15 vezes mais rápido do que o mais poderoso da actualidade.

O «Sequóia» será lançado em 2012 será capaz de conseguir 20 petaflops (medida de velocidade), o que comparado com os 1,1 conseguidos pelo Roadrunner da IBM, que está alojado no Laboratório Nacional de Los Álamos, é um grande avanço tecnológico.

A nova máquina será colocada no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, na Califórnia, e usar-se-á para organizar o controlo das armas nucleares americanas não usadas e já envelhecidas. Estas contêm material altamente corrosivo e radioactivo e espera-se que o «Sequóia » permita aos cientistas determinar as estão em bom estado e estáveis e as que não estão, caso o Governo decida usá-las.

«O problema do armazenamento nuclear é semelhante ao que todos têm, quando deixam o seu carro fechado na garagem durante vinte ou 30 anos. Como mantemos o carro para que arranque quando se gira a chave? O mais certo é que não arranque», afirmou Mark Seager, assistente no departamento de tecnologia avançada do Laboratório de Lawrence Livermore, citado pela imprensa do seu país.

O «Sequóia» vai ocupar uma área ainda maior do que um court de ténis. Será ainda usado para a investigação na astronomia, energia e mudanças climáticas, garantiu a IBM.
Continue a ler esta notícia