92% dos jovens portugueses andam na net - TVI

92% dos jovens portugueses andam na net

Informática

Segundo o barómetro de Janeiro deste ano da Edelman, 31% dos maiores de idade contribuem para o social networking para fazerem parte da comunidade e 28% porque querem ser reconhecidos pelos seus pares

Em Portugal, 62,5% da população tem acesso à internet. Os últimos dados do Bareme divulgados na conferência da Fullsix que se realizou esta terça-feira, em Lisboa, referem que cerca de 92% dos jovens na faixa etária dos 17 aos 24 anos costuma utilizar este meio.

As comunidades são um fenómeno que não passa ao lado dos jovens portugueses, especialmente o Hi5, que tem 2,3 milhões de utilizadores únicos no nosso país. Pelo Facebook passam 130 mil portugueses e pelo MySpace 270 mil - números apresentados na conferência.

A internet vai ser assim...

As novas ferramentas colocadas à disposição das comunidades indicam a existência de um mercado em franca expansão. Segundo dados da comScore, o número de mensagens diárias em ferramentas como o messenger, meebo ou aim ultrapassa o número de pessoas existentes no planeta: mais de seis mil milhões. A comScore prevê que o desenvolvimento destas ferramentas de mensagens instantaneas, texto e vídeo-chat abranja já os 23,6 milhões de utlizadores norte-americanos e 54,8 milhões de pessoas em todo o mundo.

Social networking é sinónimo de reconhecimento

A utilização que cada cibernuta faz da internet está, no entanto, longe de ser igual para todos. Um inquérito da Forrester conclui que 18% das pessoas são criadoras (têm blog, escrevem artigos, fazem upload de vídeos e fotos), 25% são críticos (comentam, votam, vão aos fóruns), 12% são colectores (usam feeds rss, adicionam tags ao conteúdo, votam nos sites), 25% são aderentes (mantêm um perfil numa comunidade e gastam tempo a interagir com outros), 48% são espectadores (lêem blogs, vêem vídeos, ouvem podcasts) e 44% são inactivos (só navegam).

Segundo o barómetro de Janeiro deste ano da Edelman, 31% dos maiores de idade contribuem para o social networking para fazerem parte da comunidade e 28% porque querem ser reconhecidos pelos seus pares. Apenas 9% o faz para colaborar com as marcas e 4% para conseguir ganhar algum dinheiro.
Continue a ler esta notícia