Prémio distingue pai do telemóvel e do e-mail - TVI

Prémio distingue pai do telemóvel e do e-mail

Mundo

«Estes dois achados encontram-se entre as maiores inovações tecnológicas do nosso tempo», disse o júri do evento que atribui o «Príncipe de Astúrias»

Relacionados
O criador do telefone portátil, Martin Cooper, e o «pai» do e-mail, Raymond Samuel Tomlinson, foram premiados, por unanimidade, esta quarta-feira, com o «Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica», prémio que distingue personalidades de todo o mundo pelo seu trabalho em áreas como cultura, ciência, desporto e investigação, segundo informação de «O Globo».

De acordo com a acta do júri, «estes dois achados encontram-se entre as maiores inovações tecnológicas do nosso tempo, revolucionando a maneira de comunicação de milhares de pessoas em todo o mundo e contribuindo de maneira decisiva para o avanço do conhecimento».

«O seu impacto na sociedade é representado pelos mais de quatro biliões de utilizadores de telefones móveis e o 1,5 biliões de internautas que usam o correio electrónico e outros serviços da Internet. Tudo isso representa uma grande ajuda aos países em desenvolvimento, sendo uma fonte de igualdade e oportunidades», continuou o júri, em comunicado.

Nunca patenteou a sua ideia

O correio electrónico surgiu em 1971, trinta anos depois do nascimento de Tomlinson. O nova iorquino resolveu utilizar o símbolo da arroba «@», que significa «at» em inglês, para separar o nome do utilizador do servidor. Por exemplo, «agenda@tvi24.pt» lê-se «agenda em tvi24.pt».

Todavia, Tomlinson nunca patenteou a sua ideia. Na altura em que surgiu, o sistema de troca de mensagens, via Internet, era utilizado entre investigadores e militares através da Arpanet, a rede do Departamento de Defesa dos EUA, que acabou por dar origem à Internet de hoje.

«É um privilégio unir o meu nome a esta prestigiosa fundação e fazer parte de uma lista realmente impressionante de premiados com o Príncipe de Astúrias», afirmou Tomlinson.

Depois de dez anos chegou ao mercado

Em 1973, apareceu o primeiro terminal portátil de telefonia. Cooper, nascido em 1928 e formado em engenharia eléctrica, supervisionou os dez anos de trabalho que acabaram por levar o produto até ao mercado.

«É uma honra aceitar este respeitado prémio», considerou Cooper. «Metade dos habitantes da Terra já usa telemóveis. Este é o início de um futuro em que a tecnologia sem-fios nos vai ligar entre todos», garantiu o «pai» do telemóvel.

O prémio «Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica» foi criado em 1981 e consiste num troféu desenhado por Joan Miró e ainda uma quantia de 50 mil euros. A cerimónia de entrega, que se vai realizar em Outubro, em Oviedo, vai contar ainda com a presença dos príncipes das Astúrias, Felipe e Letizia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados