Água da Terra pode ter sido trazida por cometas e asteroides - TVI

Água da Terra pode ter sido trazida por cometas e asteroides

Meteorito entra na atmosfera - Reuters\STRINGER Bolivia

Cientistas alemães descobriram num cometa gelo com composição muito semelhante à água dos oceanos

Grande parte da água dos oceanos pode ter sido trazida por cometas e asteroides. É o que revela um estudo alemão publicado pela revista científica «Nature» esta quarta-feira.

De acordo com o estudo, citado pela «National Geographic», uma boa parte dos oceanos, se não a totalidade, pode ter tido origem em corpos celestes. A conclusão surge depois de uma equipa de cientistas alemães, coordenada por Paul Hartogh, do Instituto Max-Planck para Estudos do Sistema Solar, ter detectado água num cometa com uma composição similar à dos mares.

Os cientistas alemães descobriram que a água dos oceanos terrestres tem a mesma composição que o gelo encontrado no cometa 103P/Hartley 2, da família de Júpiter. Outros seis cometas analisados nos últimos anos deram valores muito diferentes, mas os cientistas alertam que, na altura da formação do Sistema Solar, os cometas do tipo do 103P/Hartley 2 eram os mais comuns.

Os cientistas acreditam que a água tenha surgido oito milhões de anos depois da formação do planeta e terá sido trazida pelo impacto de cometas e asteroides com a superfície da Terra.
Continue a ler esta notícia