INESC Porto vende submarino para monitorizar barragens no Brasil - TVI

INESC Porto vende submarino para monitorizar barragens no Brasil

tecnologia

Robô fará a recolha automática de informação permitindo a detecção antecipada de anomalias

O Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores do Porto (INESC Porto) assinou um contrato com um consórcio de empresas brasileiras para a aquisição de um submarino-robô que permite inspeccionar barragens e respectivas bacias hidrográficas, noticia a Lusa.

O contrato de três anos arrancou em Agosto, tal como a construção do submarino robô autónomo, que tem a capacidade de inspeccionar estruturas de barragens e assoreamento das bacias com grau de precisão na ordem dos centímetros e em tempo real.

O submarino-robô fará a recolha automática de informação permitindo a detecção antecipada de anomalias e a análise do nível de risco de barragens com maior precisão e menos custos do que os processos tradicionais.

Possibilitará ainda avaliar o impacto do mau tempo na degradação das infraestruturas de uma barragem e detectar antecipadamente situações de assoreamento (obstrução, por sedimentos, areia ou detritos) a fim de evitar o desaparecimento dos rios.

Complementarmente, foi assinado um segundo contrato no início do mês de Outubro para desenvolvimento dos algoritmos necessários à monitorização.

O sistema está avaliado em 1,6 milhões de euros e assemelha-se a um robô de menores dimensões já existente em Portugal, adoptado pelas Águas do Oeste na monitorização de emissários submarinos
Continue a ler esta notícia