Google quer demonstrar «uma maior transparência» - TVI

Google quer demonstrar «uma maior transparência»

Google faz um mapa que revela pedidos de censura

Através da divulgação de pedidos de censura de conteúdos. China foi o único país cujas pedidos não foram revelados, por serem «segredo de Estado»

Relacionados
O grande motor de busca Google elaborou um mapa onde revela, pela primeira vez, alguns detalhes referentes aos pedidos dos países para censurar informação ou fornecer dados de utilizadores, com excepção da China, informa a BBC. Na China, as informações sobre os pedidos são consideradas «segredo de Estado».

Sites da Google bloqueados na China

O Brasil encabeça a lista relativamente aos pedidos de identidade dos utilizadores e também de censura de conteúdos, entre os meses de Julho e Dezembro de 2009.

Com esta ferramenta, o Google pretende demonstrar «uma maior transparência», que «dará lugar a menos censura». O motor de busca considerou que a maior parte dos pedidos são legítimos, como os referentes à eliminação de pornografia infantil ou informações de utilizadores para investigações judiciais.

No entanto, esta ferramenta já foi alvo de algumas críticas. Tom Krazit, da Cnet News, citado pelo «El Mundo», considerou que o Google apenas avança as estatísticas dos pedidos efectuados, não revelando quantos foram atendidos ou rejeitados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados