Protecção de Dados: «Google diz estar autorizada mas não é verdade» - TVI

Protecção de Dados: «Google diz estar autorizada mas não é verdade»

Carro que retira imagens para o Google Street View

Street View continua a não respeitar privacidade dos cidadãos nas imagens difundidas

Relacionados
Actualizada às 17:55

O Google Street View continua a causar polémica. A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) acusa a empresa de falhas no sistema de desfocagem do serviço, utilizado para protecção da privacidade dos cidadãos e diz mesmo que o serviço não está autorizado pela CNPD.

Em declarações ao tvi24.pt, a porta-voz da comissão, Clara Guerra, afirmou que «as caras não estão suficientemente desfocadas, permitindo, assim, a identificação».

Casal português processa Google

Clara Guerra contou que, antes do lançamento, a Google reuniu com a comissão para apresentar o novo serviço e comprometeram-se a desfocar as caras das pessoas e as matrículas dos carros. No entanto, o acordo não foi cumprido, a tecnologia nem sempre consegue encobrir os rostos e as pessoas são reconhecidas.

MP arquiva queixa de casal português que processou Google

«Na Internet, há sempre alguém que já viu, copiou, fez um link. Perde-se o controlo da informação», sustentou a responsável.

A comissão voltou a reunir com a Google e escreveu-lhe uma carta, recomendando a suspensão dos serviços até o controlo da desfocagem estar verificado e operacional. Clara Guerra referiu que ainda não obtiveram resposta.

«Se não responderem, vamos tomar acções em breve, estamos num compasso de espera, pois vai sair uma decisão comunitária europeia», afirmou, salientando que «este não é um problema só em Portugal».

UE limita imagens do Street View

«Temos liberdade de circulação sem qualquer tipo de controlo ou registo disponível para o mundo inteiro», defendeu Clara Guerra, concluindo que «a Google diz que está tudo bem, tudo autorizado pela comissão, mas não é verdade».

Contactada pela tvi24.pt, a assessoria da Google referiu que «a Google não comenta as relações que mantém com a CNPD».
Continue a ler esta notícia

Relacionados