Ciência prova que propagaram sida a vários parceiros conscientemente - TVI

Ciência prova que propagaram sida a vários parceiros conscientemente

Sida (arquivo)

Dois homens estão envolvidos em processos judiciais distintos nos EUA

Investigadores conseguiram provar cientificamente que dois homens, envolvidos em dois processos judiciais distintos nos Estados Unidos, transmitiram conscientemente o vírus da sida a vários parceiros sexuais, revela um estudo citado pela Lusa.

O primeiro dos processos opôs o estado de Washington a Anthony Eugene Whitfield, em 2004, e o segundo o estado do Texas a Philippe Padieu, em Maio de 2009.

Os dois homens assumiram-se como culpados da propagação voluntária do VIH a múltiplos parceiros sexuais, em relações não protegidas.

A investigação demonstra que é possível identificar cientificamente a fonte de um grupo de infecções, analisando a evolução de um só vírus, quer num portador, quer em vários.

«Num seropositivo não há apenas uma única estirpe viral, mas uma população de estirpes virais, porque o VIH muda a todo o tempo, fabricando novas partículas virais», explicou Michael Metzker, um dos co-autores do estudo.

O investigador esclareceu que, «no momento da transmissão, há como que um gargalo genético que faz com que apenas um ou dois vírus sejam transmitidos», acrescentando que, em 75 por cento dos casos, apenas um vírus está na origem da infecção pelo VIH.
Continue a ler esta notícia