Português galardoado cientista do ano - TVI

Português galardoado cientista do ano

Análises

Xavier Malcata ganha prémio por trabalho de investigação na tecnologia alimentar

Relacionados
O português Xavier Malcata foi distinguido pela Federação Europeia de Ciência e Tecnologia Alimentar (EFFoST, na sigla inglesa) como cientista do ano pelo seu trabalho de investigação, ao longo de duas décadas, na área produtos alimentares tradicionais, noticia a Lusa.

«É um reconhecimento reconfortante mas, essencialmente motivador», disse o professor catedrático, que chefia uma equipa de investigação na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Xavier Malcata sublinhou particularmente o facto da escolha ter sido feita por um júri «muito exigente» e destacou a circunstância desta ser a primeira vez que uma equipa portuguesa obtém tal distinção.

A escolha ocorreu durante o recente Congresso Europeu da Alimentação, realizado em Ljubljana, Eslovénia, sob proposta do professor do Departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Valência (Espanha) Fidel Toldrá.

Broa e bagaço

O proponente destacou as «extensivas, inovadoras e extraordinárias» qualidades do trabalho do português na área da tecnologia alimentar. Explicando a investigação que desenvolve, Xavier Malcata disse à Lusa que o objectivo final é «optimizar o processo e melhorar o produto final, por exemplo ao nível da segurança alimentar, reduzindo os riscos para o consumidor».

A broa de Avintes, as bagaceiras de vinho verde branco e os queijos tradicionais foram alguns produtos que suscitaram o interesse da equipa de investigação da ESB. «No caso dos queijos tradicionais, como o da Serra da Estrela ou o de São Jorge, houve um trabalho extenso de caracterização físico-química e organoléptica», referiu.

A EFFoST, que agora distinguiu o professor catedrático da Escola Superior de Biotecnologia, é uma organização sem fins lucrativos sedeada na Holanda que reúne 80 sociedades profissionais na área alimentar, de 21 países europeus.
Continue a ler esta notícia

Relacionados