Telefónica reforça posição na Portugal Telecom - TVI

Telefónica reforça posição na Portugal Telecom

A Telefónica quer aumentar a sua posição para perto de 10% na Portugal Telecom, para reflectir o empenho das duas operadoras na parceria no Brasil.

A operadora espanhola Telefónica deverá hoje anunciar um reforço da sua posição na Portugal Telecom de 4,8% para um valor próximo dos 10%, ao mesmo tempo que a operadora portuguesa divulgar os seus resultados trimestrais, noticia o Diário Económico.

Segundo fontes ligadas ao processo, a decisão da Telefónica em reforçar a sua posição na operadora nacional prende-se com o facto de querer reflectir em termos accionistas o envolvimento entre ambas as operadoras, principalmente no que diz respeito à consolidação da parceria que detêm no Brasil, através da Vivo. Recentemente, o presidente executivo da PT, Miguel Horta e Costa, referiu que a Vivo é um ¿activo estratégico¿ e não financeiro, o que se reflecte na forte aposta do grupo PT com a escolha de Carlos Vasconcellos Cruz, que já tinha presidido à Telesp Celular, para a liderança da área internacional do grupo.

O grupo Espírito Santo é o maior accionista do grupo, controlando 9,75% do capital, sendo seguido pelo Estado português, que controla 6,42%, possuindo ainda uma ¿golden-share¿ na operadora. Os accionistas nacionais, entre os quais o BPI, Cinvest, Patrick Monteiro de Barros, controlam 23,12% do capital da PT, sendo que os estatutos limitam os direitos de voto a 10%. De referir ainda que ontem, o holandês ING Bank anunciou uma posição qualificada na Portugal Telecom de 2,03% do capital.
Continue a ler esta notícia